quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Desculpas



Desculpa é uma palavra que basicamente significa "tirar a culpa", ou seja dar uma explicação para se retirar da situação culposa.

Sinceramente eu acredito em "desculpa" em pouquíssimas situações, e vejam bem que eu penso que desculpa é diferente de perdão, sendo o perdão a admissão do erro e a pedida da readmissão no coração do que sofreu o ato do perdoado.

Sim, sim eu acredito em "desculpa" em pouquíssimas situações, acho que hoje em dia as pessoas fazem as coisas e realmente acreditam que dizer algo como "foi por impulso", ou "eu estava emocionalmente abalada" ou ainda a pior de todas "aconteceu, não foi pensado", e isso tudo é uma montanha de mentiras e falsas promessas que faz com que as outras pessoas se convençam disso ou pelo menos finjam que se convenceram para poder dar o troco mais tarde e dizer que a culpa foi da falta de confiança.

O que quero dizer é... Não seria mais fácil falar a verdade? Sei lá, ser mais honesto e dizer algo como por exemplo "eu fiz porque eu quis e ninguém me obrigou, eu quis fazer, mas eu quero deixar pra trás o que fiz e fazer algo novo e melhor com você", caaaaaara isso me deixaria enlouquecidamente feliz, rs, sim, porque isso é o que eu faço! Quando faço algo errado, eu digo "eu quis fazer." e pronto! Ninguém precisa me julgar por nada ou simplesmente me avaliar pra ver meu merecimento, porque eu quis fazer e é isso aí eu vou colher as consequências, não que eu ache que isso faz a outra pessoa te desculpar, mas pelo menos eu encaro com maior louvor por ser mais sincero.

E mesmo quando a outra pessoa se coloca no lugar da errada e diz "Oh! Eu sei, eu errei e jamais irei voltar a te ver novamente, nem sequer falarei contigo outra vez, para te privar da minha companhia", isso pra mim tem um nome... DRAMA, até porque se você diz algo como "Tudo bem, faz o que achar melhor da sua vida" a pessoa provavelmente mais tarde irá dizer algo como... "eu sacrifiquei tudo aquilo que eu podia ter vivido por alguém, por um erro meu e estou pagando o preço disso", nãããoooo cara! Às vezes você simplesmente errou e a outra pessoa só quer que você assuma e diga que fez porque quis e diga que não quer mais fazer e que quer fazer algo melhor com ela e de preferência prove por "A + B" que você realmente mudou e não fará aquilo novamente. Mas... é o que raramente ocorre.

Desculpas... e desculpas... é por isso que as pessoas estão assim hoje... a malandragem mudou de nome e virou sinônimo de perdão... e explicação... sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário